Desvendando os 12 Arquétipos de marca: como escolher os ideais para sua marca e alguns exemplos na prática
Os arquétipos de marca oferecem uma estrutura poderosa para definir a identidade e personalidade de uma marca, consequentemente permitem que ela se conecte de forma mais profunda e significativa com seu público-alvo. Neste artigo, vamos explorar os 12 arquétipos de marca, à fim de fornecer uma visão detalhada de cada um, juntamente com exemplos de marcas que os representam na prática.
O que são e qual a história dos 12 Arquétipos de marca
Os 12 arquétipos de marca são baseados nas teorias de Carl Jung sobre os padrões universais de comportamento humano. Posteriormente, foram popularizados por Margaret Mark e Carol Pearson em seu livro “The Hero and the Outlaw”- “O Herói e o Fora da Lei”. Sendo assim, cada arquétipo representa um conjunto de traços de personalidade e valores que ressoam com os consumidores de maneiras únicas.
Os 12 Arquétipos de Marca e Exemplos na Prática
O Inocente:
Representa pureza, simplicidade e otimismo. São marcas com uma visão de mundo superotimista, feliz e que acredita no futuro e nas coisas boas. Exemplo: Coca-Cola, com sua mensagem de felicidade e união, promovendo momentos em família, com amigos, se divertindo e aproveitando o melhor da vida.
O Herói:
Personifica coragem, determinação e superação. Marcas desse arquétipo buscam inspirar a superação de desafios, limites com bravura e coragem. Elas incentivam seus clientes com seus produtos e serviços prontos para qualquer desafio. Exemplo: Nike, inspirando atletas a superarem seus limites e incentivando esporte e bem-estar para entusiastas e iniciantes.
O Fora da Lei:
Encarna rebeldia, liberdade e independência. Essa personalidade cria suas próprias regras e vive num mundo diferente e ousado. São marcas que conectam-se com pessoas que assumem riscos, tentam coisas novas e estão abertos para o que der e vier com muita personalidade e firmeza. Exemplo: Harley-Davidson, símbolo de liberdade e individualidade.
O Amante:
Expressa paixão, sensualidade e desejo. Esse arquétipo é mais feminino mas nada impede de marcas masculinas o terem como base de sua personalidade. O arquétipo do amante seduz com facilidade e leveza e geralmente está atrelado a marcas que buscam essa conexão mais profunda e sensorial com o cliente. Exemplo: Victoria’s Secret, celebrando a sensualidade feminina.
O Cara Comum:
Reflete autenticidade, simplicidade e acessibilidade. O objetivo dessas marcas é pertencer e estar no meio da galera. Querem espalhar possibilidade e acessibilidade para todos. Exemplo: Havaianas, possui um produto universal que é usado por diversas pessoas, de diferentes características, classes sociais e personalidades..
O Sábio:
Simboliza conhecimento, sabedoria e introspecção. Esse arquétipo se importa em transmitir conhecimento e tornar o mundo mais inteligente e interessante. Explora a curiosidade humana, resolvendo grandes questões e gerando novas perguntas para o mundo, desafiando inteligências e sabedorias universais. Exemplo: National Geographic, explorando o mundo, a natureza e ampliando o conhecimento.
O Explorador:
Representa aventura, curiosidade e busca pelo novo. Incentivam desafios, desbravaram a natureza e adquiriram novas experiências de vida. Seu objetivo principal é curtir o mundo sem medo de ser feliz através de produtos e serviços que facilitam essas experiências e momentos. Exemplo: GoPro, incentivando as pessoas a explorarem o mundo.
O Criador:
Personifica originalidade, criatividade e expressão. São marcas inovadoras, que buscam a novidade a todo momento para trazer ao mundo novas ideias e conhecimentos. Não têm medo de criar, explorar e inventar coisas novas, a criação e expressão estão em suas essências! Exemplo: Apple, reinventando constantemente a forma como interagimos com a tecnologia.
O Governante:
Encarna poder, autoridade e liderança. Suas personalidades querem buscar autoridade e liderança em suas áreas, buscam dominar o mercado em que atuam, sendo referência no setor. Para isso, a excelência na qualidade de seus produtos e serviços está em primeiro lugar, pois sabem que com isso irão obter seu devido reconhecimento. Exemplo: Rolex, símbolo de status e excelência.
O Cuidador:
Expressa compaixão, generosidade e empatia. Priorizam o conforto e cuidado com o próximo, são muito acolhedores e amáveis com seu público, lembrando-os sempre de suas qualidades e incentivando suas capacidades e sonhos pessoais. Exemplo: Dove, promovendo a autoaceitação e o cuidado com o corpo.
O Mago:
Simboliza transformação, inspiração e mistério. São marcas muito criativas e focadas na experiência do cliente, seus storytellings são admiráveis para promover a sensação de transformação em seus clientes. Além de produtos e serviços maravilhosos, sabem que o que realmente marca seu público é como será atendido e encantado ao utilizar seu produto, ou seja, experiência acima de tudo! Exemplo: Disney, criando e promovendo a imaginação em todas as idades.
12) O Bobo da Corte:
Representa diversão, espontaneidade e humor. Seu objetivo é entreter, provocar risos e ser marcante pela conexão que gera com o consumidor. São marcas divertidas, de bem com a vida e possuem um olhar positivo e alegre para todas as situações, tendo um olhar focado em enxergar oportunidades de humor na rotina. Exemplo: M&M’s, usando humor para se destacar no mercado tão concorrido de doces.
Como Escolher os Arquétipos Certos para Sua Marca
Ao escolher os arquétipos para sua marca, é essencial considerar sua história, valores e público-alvo. Para isso, analise cada arquétipo e veja como eles se alinham com a essência e a missão de sua marca. Lembre-se de que sua marca pode se conectar com mais de um arquétipo, permitindo uma narrativa mais rica e envolvente.
Nossa dica é que você escolha um arquétipo principal e dois para compor a comunicação da sua marca. Dica extra: estude marcas e entenda seus arquétipos para você entender na prática como eles atuam no universo tão abrangente de marcas.
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Os 12 arquétipos de marca oferecem uma estrutura valiosa para definir a identidade e personalidade de sua marca, pois, ao compreender cada arquétipo e como ele se relaciona com sua marca, você estará no caminho certo para criar uma narrativa poderosa e autêntica que ressoa com seu público-alvo. Então, explore os arquétipos e descubra aqueles que darão vida à essência única de sua marca!