A relação entre os 7 estilos universais e os arquétipos de marca

Aqui nesse blog, eu particulamente amo estabelecer uma conexão entre assuntos aparentemente distintos.

Por curiosidade, minha formação principal é em design gráfico e tenho uma formação secundária (curso de extensão) em design de moda, por isso o tema de hoje me empolga muito! 

Então, resolvi compartilhar essa relação entre dois assuntos distintos muito abordados no universo do branding e no universo da moda.

 

A conexão entre os 7 estilos universais da moda e os arquétipos de marca oferece insights valiosos para a construção de uma identidade de marca forte e coerente. Dessa forma, exploraremos como esses dois conceitos se entrelaçam e como podem ser aplicados na criação de marcas inesquecíveis e autênticas.

Antes de tudo, vamos fazer as devidas apresentações!

1. Os 7 Estilos Universais:

Os 7 estilos universais da moda, propostos por Alyce Parsons e Mimi Dorsey, servem para guiar cada pessoa à respeito da sua imagem pessoal tendo como base as características da sua personalidade – o que facilita muito na hora de se vestir. Suas criações levaram em consideração tanto a imagem feminina quanto a masculina. São eles:

  • Esportivo ou Casual: Descontraído, prático e confortável.
  • Tradicional: Atemporal, clássico e refinado.

  • Criativo: Expressivo, arrojado e único.

  • Moderno: Ousado, urbano e impactante.

  • Romântico: Feminino, delicado e fluido.

  • Elegante: Sofisticado, luxuoso e refinado.

  • Sensual: Poderoso, misterioso e sedutor.

 

2. Arquétipos de Marca:

Por sua vez, os arquétipos de marca, baseados na teoria arquetípica de Carl Jung, representam padrões de comportamento responsáveis por traços de personalidade, valores, visão de mundo, crenças e características universais de marcas ou organizações. As responsáveis pela definição dos arquétipos de marca foram Carol S. Pearson e Margaret Mark que, juntas, escreveram o livro “O Herói e o Fora da Lei”. No livro apresentam a aplicação dos arquétipos no campo do marketing e argumentam que seu uso fortalece o propósito da marca e o relacionamento com o consumidor.

A partir disso, foram definidos 12 tipos capazes de categorizar as marcas, entendendo como elas se posicionam em relação a si mesmas e ao mercado em que estão presentes. São eles:

 

 

Afinal, como podemos estabelecer uma relação entre os 7 Estilos Universais e os 12 Arquétipos de Marca?

A relação reside na maneira como ambos buscam expressar a identidade e a personalidade de uma marca ou indivíduo.

Por exemplo, uma marca que adota o estilo Esportivo pode adotar o arquétipo do Cara Comum, transmitindo uma sensação de proximidade com seu público-alvo. Por sua vez, uma marca alinhada com o estilo Moderno pode incorporar o arquétipo do Fora da Lei, comunicando uma atitude audaciosa e não convencional.

 

E como aplicar na construção de marcas?

À quem busca construir uma marca pessoal autêntica, compreender sua afinidade com os 7 estilos universais, orienta suas escolhas de vestuário, criando uma imagem pessoal coesa e autêntica. Similarmente, pelo ponto de vista empresarial, essa compreensão pode ser aplicada para desenvolver marcas que se conectem emocionalmente com seus clientes, criando campanhas de marketing e experiências relevantes e envolventes.

 

Em síntese, a interseção entre os 7 estilos universais e os 12 arquétipos de marca oferece uma poderosa ferramenta para a criação de marcas autênticas e inesquecíveis. A compreensão e aplicação desses conceitos de forma estratégica, permite construir uma identidade de marca que ressoa com o público-alvo e se destaque nesse mercado tão competitivo e diversificado.

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